Três questões iguais no Enamed e no Revalida são anuladas pelo Inep em um exame e mantidas no outro
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Enamed x Revalida: questões iguais, gabaritos diferentes
Três questões exatamente iguais estavam presentes tanto no Enamed quanto no Revalida (provas para formados em Medicina), mas só foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em um desses exames. No outro, mesmo com o conteúdo idêntico, continuaram válidas, segundo o gabarito oficial divulgado na última sexta-feira (13).
Enamed: avaliação que mede o desempenho de estudantes de Medicina e que pode ser usada na seleção de vagas para residentes.
Revalida: prova que avalia médicos formados no exterior para que possam trabalhar no Brasil.
Ter conteúdos iguais não é um problema, já que a aplicação dos testes ocorreu no mesmo dia, em 19 de outubro. No entanto, os itens sobre distúrbio ácido básico (pergunta 2), abaulamento progressivo (pergunta 10) e quimioprofilaxia (pergunta 40), apesar de trazerem problemas na formulação do enunciado e das alternativas, só foram anulados no Enamed.
No Revalida, por mais que os textos fossem exatamente idênticos, essas três questões continuaram válidas (veja imagens comparativas mais abaixo).
➡️O g1 entrou em contato com o Inep para saber qual a justificativa de anular as perguntas em apenas uma das provas. Em nota, o órgão alegou que:
uma das questões apresentou uma diferença no texto do caderno 1 e do caderno 2 do Enamed;
as outras duas foram cortadas só do Enamed por "questões técnicas relacionadas à Teoria de Resposta ao Item (TRI)". O Revalida não usa a TRI na correção.
A reportagem não identificou diferenças no texto e, por isso, pediu um detalhamento maior para o Inep. Também solicitou mais informações sobre a TRI. Até a última atualização deste texto, o órgão ainda não havia respondido.
'Queremos que o mesmo critério seja aplicado', diz candidata
"Essa incoerência afeta diretamente a credibilidade do exame e deixa os candidatos com a sensação de que as regras não são iguais para todos. Queremos apenas que o mesmo critério seja aplicado", diz Milena Queiroz, de Foz do Iguaçu, candidata do Revalida.
Outra jovem que fez a mesma prova e que preferiu não se identificar conta que esses 3 pontos das questões não anuladas teriam sido suficientes para que ela conseguisse validar seu diploma.
"Dói na alma. Você passa anos estudando e se preparando, para aí descobrir que a lei não se aplica a todos. Dá vontade de desistir, mas existem pessoas que um dia podem ser salvas por nós, médicos. Elas, sim, valem a nossa luta."
André Assunção também descreve sua revolta. "Esperamos que o Inep se retrate e anule as 3 questões, além, claro, de atualizar a nota dos candidatos na plataforma. Estamos com uma sensação de impotência, de descaso, de desrespeito."
Abaixo, veja as questões:
Distúrbio ácido básico (pergunta 2):
Questão igual no Revalida e no Enamed só foi anulada neste último
Reprodução
Abaulamento progressivo (pergunta 10)
Pergunta com problemas de conteúdo foi mantida no Revalida
Reprodução
Quimioprofilaxia (pergunta 40)
Item 40 só foi cancelado em um dos exames de medicina
Reprodução
Enamed e Revalida avaliam médicos formados
Adobe Stock