Enem: os 7 principais erros que os candidatos cometem na redação

  • 15/10/2025
(Foto: Reprodução)
Redação nota mil no Enem: alunos de escola pública que atingiram pontuação dão dicas Quem pretende concorrer a uma vaga no ensino superior usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que cada ponto é valioso. Na prova de redação, deslizes que parecem pequenos podem acarretar em perdas significativas na nota. Para evitar isso, é importante ter clareza do que o Enem espera dos candidatos e os erros mais frequentes. Confira abaixo quais são e por que descontam pontos. 📆 O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, sendo a redação parte do primeiro dia de exame, em que os participantes também encaram 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. 1. Não elaborar um projeto de texto A Cartilha de Redação do Enem 2025 destaca que planejar o texto antes de escrevê-lo é essencial para garantir clareza, coerência e boa argumentação. Esse planejamento, feito no espaço destinado ao rascunho, ajuda o candidato a definir a tese, organizar os argumentos e preparar a proposta de intervenção. Embora a banca corretora não tenha acesso a esse "bastidor", um texto bem estruturado mostra que o candidato tinha um projeto claro desde o início, o que é valorizado na competência 3 da Matriz de Referência. 📲 Siga o canal do g1 Enem no WhatsApp Além de facilitar o processo de escrita, ter uma boa organização do texto garante que os critérios cobrados pelo exame sejam atendidos e diminui a chance de erros mais graves. 2. Problemas linguísticos Erros de gramática, ortografia e pontuação, quando frequentes, comprometem a nota na competência 1, que avalia o domínio escrita formal da língua portuguesa. O texto deve seguir as regras da norma padrão e apresentar estrutura sintática correta e clara. Conforme a Cartilha de Redação, são considerados desvios: convenções da escrita — acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação); gramaticais — regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, tempos e modos verbais, pontuação, paralelismos sintático, morfológico e semântico, emprego de pronomes e crase; escolha de registro — adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade; escolha vocabular — emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem. As falhas na estrutura sintática incluem períodos truncados (ponto final separando duas orações que deveriam constituir um mesmo período), justaposição (uma vírgula no lugar de um ponto final que deveria indicar o fim da frase), ausência de termos ou excesso de palavras. Para alcançar a nota máxima de 200 pontos nesta competência, é importante que os períodos do texto apresentem complexidade, sendo bem articulados e variados. Enem 2025: checklist para revisar a redação e garantir mais pontos 3. Problemas de coesão e coerência Esse tipo de falha aparece quando o texto não estabelece ligações claras entre as ideias, o que pode ocorrer pelo uso incorreto de conectivos, repetições desnecessárias ou falta de continuidade entre os parágrafos. A competência 4 avalia se o candidato demonstra domínio dos mecanismos linguísticos que estruturam a argumentação, ou seja, se organiza o texto de forma lógica e fluida. Para garantir clareza, é preciso usar recursos de coesão, como os operadores argumentativos – palavras e expressões que marcam relações de semelhança, oposição, causa ou conclusão (assim como, porém, por isso, portanto etc.). Preposições, conjunções e advérbios também ajudam no encadeamento de ideias. "Na produção da sua redação, você deve utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso", esclarece o documento. Enem 2025: prova será nos dias 9 e 16 de novembro. Freepik 4. Fuga ao tema e/ou ao tipo textual Conforme discriminado na cartilha, a redação recebe nota zero se apresentar problemas como ter até 7 linhas escritas, letra ilegível, impropérios, desenhos e outras características (veja aqui). Mas os erros mais graves e comuns são fugir ao tema ou não seguir o formato dissertativo-argumentativo, avaliados na competência 2. Ela verifica se o candidato compreende a proposta e desenvolve o tema de forma adequada. "Por isso, a dupla natureza desse tipo textual: é argumentativo porque defende um ponto de vista, uma opinião, e é dissertativo porque utiliza explicações para justificá-lo", explica a cartilha. Entregar poemas, narrativas ou relatos pessoais, por exemplo, é fugir ao tipo exigido pelo Enem e resulta em anulação. Quanto ao desvio do tema proposto, que também compromete a nota, há dois cenários possíveis: Fuga total ao tema: quando nem o assunto mais amplo nem o tema específico proposto são desenvolvidos, a redação recebe zero. Fuga parcial/tangenciamento ao tema: quando o texto aborda só parcialmente, de forma ampla, o assunto a que o tema está vinculado. Não zera a prova, mas a perda de pontos pode ser significativa, já que afeta as Competências 2, 3 e 5. 5. Argumentação insuficiente A argumentação sustenta e justifica a tese apresentada na introdução do texto. Quando é superficial ou genérica, a redação perde força e clareza. A competência 3 avalia justamente a capacidade do candidato de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender seu ponto de vista. A nota é bastante prejudicada quando a argumentação é construída com frases vagas, exemplos irrelevantes, informações soltas, repetitivas ou contraditórias. Uma boa argumentação exige clareza, consistência e lógica, além de exemplos que reforcem a tese. 6. Uso de repertório de bolso É um erro comum entre os candidatos e foi destacado pela primeira vez na Cartilha de Redação 2025. O termo "repertório de bolso" se refere ao uso de citações e referências prontas, decoradas e genéricas, que aparecem em muitos textos sem relação real com o tema. ➡️ SAIBA MAIS A presença de repertório sociocultural é avaliada pela competência 2 da Matriz de Referência, que mede se o candidato consegue utilizar conhecimentos de diferentes áreas de conhecimento para reforçar a tese e os argumentos construídos. O problema não está em citar autores ou fatos conhecidos por si só, mas em fazê-lo de forma superficial. O candidato deve, portanto, ter olhar crítico ao empregar o repertório escolhido. Para ser considerado produtivo, esses exemplos precisam ser pertinentes ao assunto, bem contextualizados e articulados aos argumentos e à tese. Enem 2025: como estudar usando filmes, séries e outras obras 7. Proposta de intervenção inadequada ou incompleta A competência 5 avalia, em até 200 pontos, a capacidade do estudante de elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado pela frase-tema, respeitando os direitos humanos. Em outras palavras, uma iniciativa que enfrente ou resolva a questão. Apresentada na conclusão da redação, a proposta deve ser concreta, específica e coerente com a argumentação desenvolvida ao longo do texto, apresentando cinco elementos fundamentais: ação, agente, meio de execução, finalidade, e algum detalhamento. A nota será severamente prejudicada em caso de ausência de proposta de intervenção, ou apresentação de propostas vagas, genéricas ou incompatíveis com o tema. Além disso, essa proposta deve respeitar os direitos humanos universais, como vida, liberdade, segurança, justiça e educação. O candidato que ferir esses direitos pode ter a nota zerada na competência, perdendo os 200 pontos possíveis. Redação do Enem: nota pode ser zero na competência 5 em caso de desrespeito aos direitos humanos

FONTE: https://g1.globo.com/educacao/enem/2025/noticia/2025/10/15/enem-os-7-principais-erros-que-os-candidatos-cometem-na-redacao.ghtml


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